Amelogênese


O esmalte é o tecido mais mineralizado do corpo (97%). Bastante resistente a abrasão, porém também é bastante friável. Ele é translucido e sua coloração é tons de cinza e amarelado.

Ciclo vital do ameloblasto:
Fase morfogenética:
Inicio a campânula; as células do epitélio interno do órgão do esmalte param de se dividir e a forma da coroa do dente é estabelecida pela dobra deste epitélio.
Nesta fase é determinado ao qual grupo dental o dente pertencerá.

Fase de diferenciação:
 As células do epitélio interno do órgão do esmalte sofrem diferenciação celular e passam a serem chamadas de pré-ameloblastos. Porque vão iniciar a produção do esmalte.

Fase de secreção:
O ameloblasto apresenta processo de tomes (prolongamento) o esmalte produzido será do tipo prismático. Nesta fase possui 65% de componente inorgânica (Hidroxiapatita) e 35% de componente orgânico (amelogenina e não amelogenina).

Fase de maturação:
Aumenta  a concentração de mineral e diminui a quantidade de proteínas. De 65% de componentes inorgânicos, irá para 85%. E de 35% de orgânicos, diminuirá para 25%.
Fase de proteção:
O órgão do esmalte sofre processo de atrofia sendo chamado de Epitélio reduzido do esmalte. Que tem função de proteger o esmalte que acabou de ser produzido, caso ele seja lesado o esmalte será reabsorvido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erosão dental ou Perimólise

Dentinogênese