Sistema Circulatório


Sistema Circulatório
Uma das funções básicas do sistema circulatório é transportar suprimento nutritivo, absorvido após a digestão dos alimentos, às células de todo organismo. Além disso, também ocorre transporte de oxigênio, incorporado ao sangue quando este circula pelos pulmões, até as células por meio desse sistema.

Além dessas funções, o sangue circulante transporte também os resíduos metabólicos, desde os locais onde foram produzidos até os órgãos excretores.
O sangue apresenta ainda células especializadas na defesa orgânica contra substâncias estranhas e microrganismos, além de ser responsável pela manutenção da temperatura corpórea.
O sistema circulatório é um sistema fechado de tubos (vasos sanguíneos), no interior dos quais circulam humores (sangue e linfa). Para que esses possam circular através dos vasos, há um órgão central, o coração que funciona como uma bomba contrátil-propulsora e, sendo um sistema fechado de tubos, as trocas entre o sangue e os tecidos vão ocorrer em extensas redes de vasos de calibre bem reduzido e de paredes muito finas, chamado capilares sanguíneos.
O material nutritivo e o oxigênio passam dos capilares para os tecidos e os resíduos metabólicos e o CO2 passam dos tecidos para o interior dos capilares.

Divisão:


·         Coração (bomba)
Se localiza entre os dois sacos pleurais, denominado mediastino. Posteriormente ao osso esterno e superiormente ao diafragma

Na histologia o tecido do coração é dividido em: Epicárdio (mais externo), miocárdio (intermediário) e endocárdio.

·         Vasos sanguíneos (sistema de tubos):




ñ          Artérias (representação: vermelha)
Coração -> tecido
Alta pressão e alta velocidade
Parede elástica e fortes

ñ          Arteríolas
Ramificação das artérias
Resistentes vasos
Musculatura: lisa espessa

ñ          Mega-arteríolas
Ramificação das arteríolas
Musculatura: lisa não espessa
Nem todos tecidos tem

ñ          Veias
Convergência de vasos sanguíneos que aumentam seu calibre ao se aproximar do coração
Baixa pressão porém alta velocidade
Musculatura: elástica não espessa
Sangue do corpo -> coração
As veias que agem contra a gravidade como as da panturrilha, tem válvulas formada por pregas da túnica íntima que garante o fluxo correto para o coração.



ñ          Vênulas
Ramificações das veias
Tecido elástico
Musculatura: lisa

ñ          Anastomoses artério-venosa
Liga arteríola diretamente a vênula

ñ          Capilares
Camada única de células endoteliais
Baixa pressão e baixa velocidade
Troca entre sangue <-> tecido

Classificação:
- Continuo
 Difícil passagem de  substância (moléculas pequenas)
- Descontínuo
 Fácil passar substância (substâncias grandes)
Membrana basal ausente ou descontinua
- Fenestrados
Meio termo, relativamente grande
Existem no intestino, onde se absorvem aminoácidos, íons, nos rins

Funções:
·         Troca transcapilar
·         Transporte vesicular
·         Difusão
·         Substâncias lipossolúveis
·         Substâncias não lipossolúveis

Filtração    
Reabsorção
Capilar -> interstício                                   
Passagem de liquido interstício -> capilar
 Do capilar para fora                                                           De fora para o capilar              



Pequena circulação:
Todo sangue impuro, proveniente do átrio direito passa para o ventrículo direito, onde se inicia a peuqna circulação. O sangue é levado para os pulmões através do tronco pulmonar, onde sofre hematose (Co2 - > O2).
Coração – pulmão – coração

Grande circulação:
Sangue oxigenado que chega ao átrio esquerdo vai para o ventrículo esquerdo e ai tem inicio a grande circulação. Através da aorta o sangue é distribuído para todo o corpo, e nos tecidos ocorrem então as trocas entre sangue e tecidos. O sangue rico em O2 torna-se rico em CO2 e retorna ao átrio direito do coração através das veias cavas superior e inferior.
Coração – tecidos – coração

Circuito circulação sanguínea humana
O AE recebe sangue oxigenado dos pulmões pela veia pulmonar, a válvula mitral se abre, enviando o sangue oxigenado para o VE, após o fechamento da válvula mitral (para evitar refluxo) ele enviará o sangue para todo o corpo após a válvula aórtica se abrir, assim enviando sangue oxigenado pela artéria aorta. O sangue proveniente da artéria aorta irá passar por todo o corpo, após sua utilização se tornará sangue venoso (rico em Co2) e enviado para a veia cava, que enviará o sangue para o AD do coração. Quando o coração estiver cheio de sangue, sofre sístole e a válvula tricúspide se abrirá, assim ele enviará o sangue para o VD. A válvula tricúspide se fechará (para evitar refluxo) e abrirá a válvula pulmonar para esse sangue ser enviado aos pulmões pela artéria pulmonar. Essa artéria que liga o coração ao pulmão envia esse sangue ainda venoso para os pulmões, lá ele sofrerá hematose (conversão de sangue abundante em Co2 para O2) ou seja transformará o sangue venoso em sangue arterial e irá enviar o sangue arterial (rico em O2) para as veias pulmonares. As veias pulmonares esquerda e direita enviarão o sangue para o AE, assim repetindo todo o processo.
AE –> veia pulmonar –> VE –> artéria aorta –> corpo –> veia cava –> AD –> VD –> Artéria pulmonar –> pulmão –> veias pulmonares –> AE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erosão dental ou Perimólise

Amelogênese

Dentinogênese